Rolagem site

Visite nosso canal no YouTube! (youtube.com/pchouseinfo)

Traduções

CURTIDAS FACEBOOK

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Cuidados ao instalar programas e evitar as instalações agregadas de PSafe Hao123 Iminent Toolbars Baidu ...



PSafe , Hao123, Iminent , Toolbars, Baidu e outros programas.

É muito comum ao receber as maquinas para manutenção e verificar tais programas instalados e na maioria das vezes o usuário nem faz idéia de onde eles vieram. vamos falar um pouquinho de cada um deles.

PSAFE ANTIVÍRUS
Lançado inicialmente em abril de 2011, o programa acabou ficando com certa má fama por ser distribuído de maneira “sutil” junto com instaladores de outros softwares, o que acabou irritando muita gente por aí.

O programa agrada por conta de sua leveza e interface simplificada totalmente em português com linguagem simplificada diferente de outros programas do tipo, este aplicativo brasileiro não exagera nos menus e concentra todas as suas funções em uma tela bastante enxuta. No geral, o software ficou bem bonito e visualmente agradável. Felizmente, o utilitário não apresenta mais “pegadinhas” durante essa instalação e também se livrou das propagandas que tanto irritavam os usuários
Apesar de ser um software brasileiro nossa opinião é que o Psafe ainda é muito fraco porém aceitável dentro do mercado de anti-vírus gratuítos. mas ainda sim é embutido em vários instaladores pela web fazendo com que o equipamento fique extremamente lento com 2 anti-vírus instalados.

BAIDU ANTIVÍRUS

O Baidu Antivirus é basicamente um anti-vírus criado por chineses com algumas inovações, uma delas é contar com três motores de proteção: um próprio, local, um baseado no serviço Baidu Cloud e outro fornecido pela Avira. um grande nome no mercado de antivírus free e pago.

Assim como o Psafe o baidu oferece uma interface atraente porém sempre fica aquela pulga atrás da orelha se o software realmente cumpre o que promete, o motor do avira deve ser ativado manualmente, é um software leve e consome pouca memória mas normalmente vem instalado com algum outro programa e ao se instalar na máquina fica junto com o anti-vírus nativo , causando lentidão. Quando se fala em anti-vírus o ideal é deixar apenas 1 programa em execução. se gostar do baidu fique com ele, particulamente não gostamos pois assim como o Psafe pecou pela conduta do software se impor no mercado sem a solicitação do usuário. quem sabem um dia mudamos de opinião.

HAO 123, IMINENT E TOOLBARS

O hao 123 é um serviço asiático que corresponde a um dos grandes sites no segmento de buscas da China. O problema é que ele vem sendo embutido junto com outros instaladores e altera várias configurações de seu equipamento , causando irritações para remove-lo, assim como o Iminent que promete trazer emoticons ( fala sério quem ainda usa isso ?? ) e sem sua permissão altera o motor de busca do navegador ( todos eles ) e sua página inicial ... tanto o iminent quanto o HAO 123 são add-ons que são " oferecidos" gratuitamente junto com outro software e temos outros exemplos como outras "toolbars" que vemos por ai.

 YAC , PC FASTER , PC BACKUP, REGISTER BOOSTER.

Está cada vez mais coomum esses tipos de programas que supostamente prometem fazer milagres , deixando seu pc mais rápido ... etc. O problema é que esses programas realmente fazem o que prometem, só que todos eles instalados na máquina fazem a mesma demorar vários minutos para iniciar o sistema e se o micro ou notebook tiver pouca RAM fica praticamente impossível não se irritar com a lentidão do mesmo.

Em comentários no baixaki vemos pessoas que usam e gostam de tais programas ( eu não conheço ninguém ) o que é fato é que programas como o Ccleaner , advanced system care , tuneup utilities e muitos outros renomados não precisaram se instalar escondido nas máquinas para ficarem famosos e com credibilidade.

Programas como o YAC, PSAFE, BAIDU, conseguiram tal popularidade de forma negativa e além de tudo se impondo junto ao sistema de proteção presente na máquina.

Infelizmente o anti-vírus é um mal necessário , consome recursos , memória RAM e HD, sendo assim deixa o sistema ligeiramente mais lento, imagina vários deles sendo executado ao mesmo tempo.... é de querer jogar o aparelho na parede.

COMO SE PREVENIR?

Bom antigamente era só desmarcar as caixinhas na hora da instalação , mas agora eles fazem pegadinhas então LEIA AS BENDITAS CAIXAS DE SELEÇÃO ... e mesmo assim você pode ao reiniciar o pc encontrar algo parecido com toolbars. Num geral não fique baixando programas sem saber do que se trata e sem ler comentários do mesmo pela internet. Assim você ficará livre de programas desse tipo e garantindo o bom funcionamento do windows ... o melhor anti-vírus nessas situações é a atenção e prudência do usuário.



Segue o vídeo explicativo animado do canal profetube.
Vídeo explicativo "animado" de como NÃO instalar programas indesejáveis
OBS: (contém palavras ofensivas) 





Fonte: https://goo.gl/fnX5A4 e http://goo.gl/UoqCbj