Rolagem site

Visite nosso canal no YouTube! (youtube.com/pchouseinfo)

Traduções

CURTIDAS FACEBOOK

domingo, 13 de novembro de 2011

BACKUP: REALIZANDO BACKUP DOS SEUS EMOTICONS DO MESSENGER


Continuando a série de artigos que vou preparar sobre o assunto de backup, como uma das coisas que tive que migrar foi o Windows (XP para o 7), quando finalizei a instalação do novo sistema no novo HD, ao começar a usar o novo sistema no meu dia a dia, logo reparei uma falha: Meu Messenger não tinha mais aqueles emoticons personalizados que fui coletando ao longo do meu tempo de uso do MSN...
Claro, muitos consideram este problema MÍNIMO, e realmente não afeta EM NADA meu dia a dia nem pessoalmente nem no meu trabalho, porém... se alguma vez eu perdi meu tempo incluindo um emoticon especifico, porque gostei, porque eu quis, ora bolas, porque não restaurar este mesma condição que eu tinha antes no meu novo sistema. A informática existe para nos auxiliar e com certeza por mais simples que seja minha necessidade ela tem que oferecer uma solução, já que é algo inerente do próprio uso do sistema.
Bom, como todo bom curioso, bastou dar uma procurada na internet para conhecer um pouco mais sobre como o Messenger lida com os emoticons customizados, e realmente é MUITO SIMPLES e facilmente previsivel e fácil de manter um backup para simplificar futuras restaurações.
Vamos direto no conteúdo:
Os arquivos de emoticons customizados do Messenger, ficam em um diretório específico:

Todos estes arquivos tipo .id2 e .dt2 são os arquivos utilizados pelo messenger para guardar as informações sobre o emoticos. São "pares casados", ou seja, cada emoticon possui um arquivo id2 e um dt2 com o mesmo nome.
O arquivo tipo .dt2 é a imagem em si. Pode ser uma imagem GIF ou PNG, e se você renomear o arquivo para esta extensão, poderá ver a imagem diretamente em qualquer visualizador de imagem.
Já o arquivo tipo .id2 é o arquivo de "metadata" que faz a definição do emoticom, atalho de tecla, etc... e esta parte é juntada no Live ID.
Para recuperar então todos seus emoticons numa migração, é só salvar antes este diretório e depois copiar por cima no novo sistema. Para aqueles que querem se "previnir" de uma possível perda deste conteúdo, basta colocar a cópia desta pasta numa tarefa agendada, e lembrar de tirar backup deste conteúdo na sua rotina de backup.

Se você não conseguir "ver" este conteúdo, bem provavelmente você está com a opção de esconder arquivos e pastas de sistema habilitada nas opções do seu explorer... é só desativar antes de preparar a rotina de cópia:
Pronto, agora aqueles que quiserem já conseguem manter seu emoticons customizados também em backup.

Nenhum comentário: