Rolagem site

Visite nosso canal no YouTube! (youtube.com/pchouseinfo)

Traduções

CURTIDAS FACEBOOK

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Baixar Torrent !



O tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus ainda ouço muita gente dizendo que não sabe usar Bit Torrent. As desculpas são as mais variadas. A mais usada é: esse troço é complicado. Também dizem: é demorado demais. E ainda tem aquela: “isso é seguro? Não vou pegar vírus”. Tudo besteira. Os programas para baixar arquivos via Bit Torrent são fáceis de usar, as transferências podem ser rápidas e o conteúdo sempre é limpinho. A rede Bit Torrent não é nova nem misteriosa. O problema todo é que, diferente de outros clientes P2P, não é preciso usar um único programa para fazer os downloads. Existem várias opções de “clientes”, ou seja, os programas que fazem a transferência. Mesmo assim, para quem está começando, não existe opção melhor do que o uTorrent (pronuncia-se micro torrent).
Baixe e instale o bichinho, mas espere um pouco para abri-lo pela primeira vez. Por que? Porque os programas de Bit Torrent não sabem onde estão os arquivos que você vai baixar. É preciso mostrar o caminho para eles, e isso é feito com ajuda de sites chamados trackers. Nesses portais, você encontra documentos com a extensão .torrent. Pode parecer complicado, mas não é. Esses documentos são simplesmente um arquivo de texto que mostra o caminho para o cliente (no caso o uTorrent), começar fazer o download.
Depois de entrar no tracker e baixar algum arquivo .torrent (que é sempre pequenininho) você vai clicar duas vezes sobre ele o uTorrent começar a transferência. Pronto, essa é a operação básica de uma transferência via rede Bit Torrent. Mas, vou responder algumas dúvidas comuns que podem surgir no meio dessa brincadeira:
Quando eu sei que o download terminou?
Não fique ansioso tentando abrir a pasta com os arquivos. Mesmo antes de o download terminar, já criada a estrutura com as pastas e o nomes dos documentos. Mas eles ainda não estão lá. Para acompanhar a transferência, basta esperar a barra de transferência ficar verde, indicando 100%. Simples assim.
Bit Torrent deixa a conexão muito lenta?
Sim, deixa. Mas é por um bom motivo: acelerar seu download e ajudar outras pessoas que estão baixando o mesmo arquivo. O ideal, então, é deixar o download rolando enquanto você não está usando o computador. Outra opção é clicar com o botão direito sobre um torrente e definir o uso de banda. Dá para priorizar o download ou desacelerá-lo.
Download via Bit Torrent demora muito?
Depende, mas a culpa não é da rede ou do programa. Na hora de baixar o .torrent observe o número de “Seeds” do arquivo. Quanto maior, melhor, pois esse número indica a quantidade de pessoas que está baixando esse arquivo. Dessa forma, seu PC está copiando mais pedacinhos de mais máquinas e a coisa vai bem rápido.
Torrent só serve para pirataria?
Não. É possível usar a rede Bit Torrent de várias formas úteis. A principal delas é compartilhar arquivos pesados pela web. Escrevi um tutorial mostrando como fazer isso, usando o uTorrent também. 

Nenhum comentário: