Rolagem site

Visite nosso canal no YouTube! (youtube.com/pchouseinfo)

Traduções

CURTIDAS FACEBOOK

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Microsoft exibe prévia do Windows 8

 
Imagem da tela inicial, em estilo Metro, do novo Windows 8

São Paulo – A Microsoft demonstrou hoje a prévia do novo sistema operacional Windows 8 durante a conferência BUILD, realizada para desenvolvedores.
A apresentação ficou por conta de Steven Sinofsky, presidente da divisão do Windows e Windows Live da Microsoft. Segundo o executivo, o sistema foi reimaginado, trazendo novas capacidades que os desenvolvedores poderão explorar inicialmente.
 
[Baixe aqui a prévia do Windows 8]
Segundo Sinofsky, o Windows 8 será capaz de rodar em hardwares mais fracos e para isso gastará menos recursos que o Windows 7. Para exemplificar, o executivo demonstrou o novo sistema rodando em um netbook da Lenovo com processador Atom e 1GB de RAM.
Os dados de performance da Microsoft apontam que com o Windows 7 SP1 o sistema gasta cerca de 404MB da memória RAM, enquanto com o Windows 8 ele utilizou somente 281MB.
Durante as apresentações, a Microsoft também utilizou computadores Samsung, HP, Toshiba e Asus para demonstrar a rapidez na inicialização. E o resultado foi até mesmo mais veloz que o anunciado anteriormente pela empresa, que calculou até 10 segundos para tal feito. Na conferência de hoje, algumas das máquinas carregaram em apenas 2 segundos.
Como já havia sido divulgado, a interface do usuário terá o estilo “Metro” em tela cheia, similar a encontrada no sistema Windows Phone 7 e no Xbox. A tela inicial será toda neste formato e poderá ser personalizada. Ela trará dados como contatos, atalhos para redes sociais, álbuns de fotos e aplicativos. As constantes notificações de update do sistema também serão substituídos por lembretes na tela de login do usuário.
O Windows 8 estará presente em computadores desktop, notebooks e tablets. Desta forma, o novo sistema dará suporte a aparelhos baseados em chipsets ARM (presente em aparelhos móveis) e x86 (arquitetura utilizada pela Intel).
O principal foco será nos aplicativos que poderão se comunicar uns com os outros, com conteúdos podendo ser sincronizados entre os dispositivos, através da conexão e armazenamento em nuvem.
O navegador será o Internet Explorer 10, que oculta as barras de endereços e outros recursos, permitindo uma navegação em tela cheia.  Outra novidade foi a apresentação da Windows Store, a loja de aplicativos para o Windows 8. Segundo a empresa, os desenvolvedores poderão disponibilizar seus aplicativos para qualquer país onde o Windows é comercializado.
Além disso, a Microsoft afirmou que todos os dispositivos e programas que rodam com Windows 7 serão compatíveis com o Windows 8. Segundo a empresa, uma versão do Windows 8 Developer Preview poderá ser baixado ainda hoje através do Windows Dev Center (liberado somente para desenvolvedores cadastrados). Uma versão beta será posteriormente liberada para os usuários realizarem testes também, mas não há uma data para isso ocorrer.
Porém, muitos dos desenvolvedores presentes hoje na conferência receberam um tablet de testes da Samsung com o Windows 8 embarcado. O aparelho, que servirá apenas para testes, possui processador Intel Core i5 (2ª geração), tela de 11.6 polegadas com resolução de 1366x768 pixels, 4GB de RAM DDR3, disco SSD de 64GB, portas USB e HDMI.
Segundo a Microsoft, a prévia que será entregue aos desenvolvedores hoje não incluirá o Windows Store, aplicativos Windows Live Metro e algumas funções da interface do usuário. O foco, de acordo com a empresa, será a API e as ferramentas para construir os aplicativos no estilo Metro.

Nenhum comentário: