Rolagem site

Visite nosso canal no YouTube! (youtube.com/pchouseinfo)

Traduções

CURTIDAS FACEBOOK

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Evitando problemas causados por memória insuficiente

    Quais são os sinais de memória insuficiente?
    Por que ocorrem problemas causados por memória insuficiente?
    Como evitar problemas causados por memória insuficiente


Quando o computador não tem memória suficiente para todas as ações que está tentando executar, o Windows e os programas podem parar de funcionar. Para ajudar a evitar a perda de informações, o Windows o notificará quando isso acontecer. Você também pode aprender a reconhecer os sinais de memória insuficiente e tomar medidas para evitar o problema.



Quais são os sinais de memória insuficiente?
Os sinais de memória insuficiente incluem baixo desempenho, notificações sobre insuficiência de memória e problemas de exibição. Por exemplo, se você tentar abrir um menu em um programa quando o computador estiver com memória insuficiente, é possível que o programa responda de forma lenta ou pareça ter parado de responder. Se o menu aparecer, ele poderá não exibir todos os itens ou não responder quando você tentar clicar em um item. Se você clicar em um item de menu, o menu também poderá desaparecer e deixar uma área em branco na tela em vez de exibir o conteúdo do documento ou arquivo em que você está trabalhando.



Por que ocorrem problemas causados por memória insuficiente?
O computador tem dois tipos de memória: memória RAM e memória virtual. Todos os programas usam RAM, mas, quando não há RAM suficiente para o programa que você está tentando executar, o Windows move temporariamente as informações que normalmente seriam armazenadas na RAM para um arquivo no disco rígido chamado arquivo de paginação. O volume de informações que é temporariamente armazenado em um arquivo de paginação chama-se memória virtual. O uso da memória virtual (em outras palavras, a entrada e saída de informações no arquivo de paginação) libera RAM suficiente para os programas serem executados corretamente.
Os problemas causados por memória insuficiente ocorrem quando a RAM se esgota e a memória virtual fica lenta. Isso pode acontecer quando você executa mais programas do que o permitido pela RAM instalada no computador. Os problemas causados por memória insuficiente também podem ocorrer quando um programa não libera a memória que ele não precisa mais. Esse problema é chamado de uso excessivo de memória ou vazamento de memória.



Como evitar problemas causados por memória insuficiente
A execução simultânea de menos programas pode ajudar a evitar problemas causados por memória insuficiente e perda de informações. É recomendável observar quais programas mostram sinais de memória insuficiente e tentar não executá-los ao mesmo tempo.
Entretanto, nem sempre é conveniente ou prático ficar restrito a executar um número limitado de programas. Os sinais de memória insuficiente podem indicar que o computador precisa de mais RAM para os programas que você usa. Veja a seguir os métodos recomendados para resolver ou evitar problemas causados por memória insuficiente:





    Aumentar o tamanho do arquivo de paginação (memória virtual)
    O Windows tenta aumentar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação na primeira vez que o computador fica com pouca memória, mas você também pode aumentá-lo manualmente para o tamanho máximo determinado pela quantidade de RAM instalada. Embora essa medida possa ajudar a evitar problemas causados por memória insuficiente, também pode causar lentidão na execução dos programas. Como o computador lê informações da RAM muito mais rapidamente do que de um disco rígido (onde o arquivo de paginação fica localizado), disponibilizar memória virtual demais para os programas também os tornará lentos.
    Para obter mais informações, consulte Alterar o tamanho da memória virtual.




    Instalar mais RAM
    Se você perceber sinais de memória insuficiente ou se o Windows avisar sobre problemas causados por memória insuficiente, consulte as informações que acompanham o computador ou contate o fabricante para determinar que tipo de RAM é compatível com o seu computador e instale mais RAM. Para instalar RAM, consulte as informações fornecidas pelo fabricante.
    Para obter mais informações, consulte Descobrir a quantidade de RAM existente no computador.




    Determinar se um programa usa memória em excesso
    Se o computador fica com pouca memória sempre que você executa determinados programas, um ou mais desses programas pode estar com vazamento de memória. Para interromper um vazamento de memória, você precisa fechar o programa. Para reparar um vazamento de memória, você precisa verificar se há atualizações para o programa ou contatar o fornecedor do software.
    Para determinar qual programa está usando mais a memória, siga estas etapas:




        Abra o Gerenciador de Tarefas.




        Clique na guia Processos.




        Para classificar programas por uso de memória, clique em Memória (Conjunto de Trabalho Particular).
    Você também pode verificar se há erros do programa ou informações de solução de problemas usando o Visualizador de Eventos.




        Abra o Visualizador de Eventos.‌ Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.




        No painel esquerdo, clique em Logs de Aplicativos e Serviços para visualizar eventos de erro. Para ver uma descrição do problema, clique duas vezes no evento. Para ver se as informações de solução de problemas estão disponíveis, procure um link para a Ajuda online.
  

Nenhum comentário: